DICAS
CAMPANHAS
NOVIDADES
EXPERIÊNCIAS
EVENTOS
E MAUITO MAIS 

LÁ LONGE

mag

AVENTURAS NAS ALTURAS

AS AVENTURAS DE UMA FAMÍLIA "OUTDOOR" THE BOX

Aventuras, viajar de carro e campismo, são três temas que nos dizem muito. Já fizemos algumas viagens neste contexto, começámos a dois, depois passamos para três e agora fazemo-las a quatro. 

Queremos antes de mais, agradecer o convite ao Fábio e à Ivone, para estarmos aqui a falar para todos vós, sobre algo que tanto gostamos! Iremos partilhar convosco algumas dicas, que espero que sejam úteis nos vossos passeios e nas vossas viagens!

Hoje, iremos falar de aventuras em montanha, quem gostava de fazer?

Ora bem, quando o nosso destino implica altitude, há determinados aspectos que temos de ter em conta.

Em relação à roupa, mesmo que a nossa viagem seja no verão, é necessário levar roupa para o frio, porque na montanha o clima é sempre muito incerto e as noites são mais frescas. Desta forma, um casaco quente e sacos cama apropriados ao frio são aconselháveis.

Para dormir, as tendas de tejadilho são muito práticas nestas aventuras, pois permitem montar e desmontar rapidamente e deixar o material no interior, o que diminui o tempo de preparação do acampamento à noite. Nas viagens muito rolantes, em que se fica apenas uma noite em cada local, este fator, “tempo gasto”, é muito importante.

A tenda convém que seja resistente a ventos fortes, que são muito comuns em altitude e que tenha um tecido bastante respirável para evitar ao máximo a condensação. É recomendável que se utilize uma placa anti-condensação por baixo do colchão, para evitar que fique todo molhado e tenhamos de o colocar a secar.

Ainda por causa dos ventos e chuvas que se fazem sentir em montanha, é importante levar um anexo resistente, para os momentos de convívio às refeições, para nos protegermos se necessário. Recomendamos arranjar estacas compridas e resistentes, que na maioria das vezes não vêm com o material, para que os anexos fiquem bem presos e haja segurança.

A7302979 (2).jpg

Os caminhos em alta montanha são na sua maioria muito estreitos

MAMAOVERLANDER1.jpg

e por isso é sempre necessário atenção redobrada na condução, principalmente se forem caminhos não alcatroados. Não nos podemos esquecer do material comum de resgate, dado que muitas vezes iremos andar em zonas de difícil acesso e distantes de aglomerados populacionais.

No inverno, temos de ter especial atenção à meteorologia, pois a queda de neve pode mesmo impossibilitar o avanço do carro e tornar-se muito perigosa a condução. Ou seja, temos de ir sempre verificando a meteorologia nos dias anteriores à saída, para termos a certeza que é seguro irmos à aventura.

Como trabalho de casa, é importante delinear o percurso que queremos fazer e delinear também alternativas, para que em zonas que possam estar impedidas termos um plano B. Devemos também descarregar os mapas atempadamente, porque devido à falta de cobertura de rede pode não ser possível fazê-lo no local.

Devemos sempre levar um segundo aparelho, com os mapas e o percurso, caso o principal falhe.

Devem também levar convosco material base de caminhada, para que possam realizar trekking, uma vez que na montanha há sempre lugares incríveis para visitar e não devemos perder a oportunidade!

TEXTO ESCRITO POR MAMAOVERLANDER